sexta-feira, 4 de junho de 2010

TERRORISMO EM FLOTILHA: NÚMERO DE VÍTIMAS PODE SUBIR PARA 19

Como era esperado, o exército israelense confiscou todos os celulares, câmeras, ipods, blackberrys, ou seja, usaram seus vídeos com sua versão e intentaram não deixar nenhuma prova ou pista das barbaridades lá cometidas com o aval do seu governo. Só  a brasileira Iara Lee diz que perdeu U$150 em câmeras e lentes, mas disse que os ativistas conseguiram salvar registros do ataque que teriam sido escondidos em peças de roupas. "A gente conseguiu salvar algumas fitas com imagens do ataque, que costuramos nas nossas roupas e não foram encontradas pelas autoridades israelenses", disse a brasileira.
Após ser solta da prisão israelense disse que o número de vítimas é maior do que o anunciado oficialmente pelo governo israelense, que não contaram os vítimas que foram lançadas ao mar.
"Nossa contabilidade é de que 19 pessoas morreram. Ainda há gente desaparecida, não sabemos o que aconteceu com eles. E ainda há feridos muito graves, praticamente morrendo, que não conseguimos retirar do hospital em Tel Aviv", disse.
"Havia crianças de um ano em nosso barco", diz ela, que estava no Mavi Marmara, o principal barco de passageiros que transportava centenas de ativistas e onde ocorreram as mortes. "Pusemos pessoas famosas a bordo, como o escritor sueco Henning Mankell, dois parlamentares alemães, acreditando que isso nos daria alguma proteção, mas eles (os soldados) nem ligaram", afirmou a brasileira.
Iara contou que os atiradores de elite do Exército de Israel entraram no principal navio da frota "atirando para matar". Ela disse que o operador de internet do Mavi Marmara foi morto com um tiro na cabeça.
"Ele estava na sala de operações, perto da ponte, por onde entraram os atiradores de elite. O corpo dele foi encontrado com um tiro na cabeça", disse ela nesta quinta-feira, antes de embarcar para os Estados Unidos, onde vive.
Iara contou que estava embaixo do convés no momento do ataque, mas quando subiu para procurar seu cinegrafista, viu quatro corpos e vários feridos. "Era muito sangue, eu comecei a passar mal, tive ânsia de vômito e até desisti de procurá-lo".

quinta-feira, 3 de junho de 2010

IARA LEE: NOVAS FILMAGENS SOBRE A TRAGÉDIA DA FLOTILHA



O violento incidente deflagrou onda mundial de condenação a Israel, que alegou que havia extremistas nos navios e que os soldados agiram em legítima defesa.
Os confrontos que resultaram nas mortes dos ativistas ocorreram a bordo da maior embarcação, onde havia cerca de 500 ativistas, a maioria turcos, quando a frota se encontrava em águas internacionais.
A cineasta brasileira Iara Lee,  diz que “os israelenses começaram atacar de forma indiscriminada atiraram na cabeça dos ativistas, foi um verdadeiro Apocalipse Now, esperávamos que eles dessem tiros na perna, tiros no ar, só para aterrorizar as pessoas, mas foram direto. Eles atiraram na cabeça dos passageiros" relata a cineasta. 
Após liberada ela disse que mesmo tendo vontade de ver a mãe no Brasil, disse que terá que ir primeiramente aos EUA editar filme com gravações de alta qualidade que um ativista teria conseguido passar pela vistoria israelense com o cartão de memória costurado a cueca.
Bem, se realmente Iara Lee estiver certa quanto a existência dessas gravações e a veracidade delas, então em breve teremos mais informações detalhadas sobre esse episódio, e quem sabe até vire um filme!
Vamos torcer para que a verdade seja elucidada, e que a justiça seja feita.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

EUA E ISRAEL NA FABRICAÇÃO DE DEMÔNIOS ISLÂMICOS



Uma verdadeira guerra ideológica acontece no mundo, isso se reflete na economia, na política, na cultura e em todos os setores. Antigamente, era claro na guerra fria EUA x URSS, pelas ideologias capitalistas e comunista. Atualmente, se vê a polarização entre EUA + Israel contra os países mulçumanos.
Não só o Irã, mas a cultura islâmica como um todo incomoda os EUA e principalmente Israel. Entre outros, podemos citar os pontos de vista econômico e político, afinal os EUA são baseados numa cultura capitalista e consumista, e países que se neguem consumir Coca-Cola, McDonald´s, Revista Playboy e filmes do Rambo (exemplos) tem que cair. É por isso que ao longo dos anos, usaram estratégias políticas, cinematográficas e culturais para demonizar o "inimigo". Veja o caso de 11 de Setembro/2001, Bush conseguiu se reeleger, dar um upgrade na sua popularidade que estava baixa e receber carta branca do povo para emprender "sua guerra" (empresas petrolíferas de sua família eram concorrentes dos aiatolás do Iraque). Depois foi comprovado por estudos das gravações de vídeo e aúdio, e por testemunhas que presenciaram aquele fatídico dia, que na verdade as torres foram implodidas. Ou seja, tudo um bem articulado e pérfido estratagema para Bush se reeleger e conseguir apoio para a sua guerra.
Apoiado por uma mídia de elite que "comem no mesmo prato" e em grande parte alimentada por capital judeu. Com isso, a demonização dos árabes segue a firme e bom tom, e a maioria dos ocidentais tem uma visão deturpada dos povos islâmicos, e quando se fala num mulçumano a primeira coisa que nos vem a mente é um terrorista.
Quando o presidente do Irã Ahmadinejad veio em visita ao Brasil, muita polêmica foi gerada... a comunidade israelita, os gays, a oposição e a grande a mídia (Rede Globo, SBT, Folha, Estadão, etc) protestaram e aterrorizaram propagando inclusive que Ahmadinejad negava o holocausto, o que depois, foi desmentido pelo próprio em entrevista que assisti na íntegra em que ele dizia claramente que os judeus usam o holocausto até hoje como estratégia de embargo político, como se o mundo estivesse em dívidas com eles e com isso encontrar apóio para suas ações na região. Esse é um ponto de vista compartilhado pelos iranianos que replicam que se Israel reclama reparação ao holocausto judeu, que fique a encargo da Alemanha, já que foi a culpada disso, não o povo palestino que injustamente pagaram com suas casas, riquezas e com a própria vida por algo que não fizeram.
Essa imprensa elitista, tem o mesmo discurso nos EUA, na europa ou aqui no Brasil. Conservadora de direita, tenta sempre derrubar governos de esquerda e populistas. Foi essa mesma impressa que demonizou a imagem de Lula durante anos. Eu mesmo confesso que nunca votei em Lula porque acreditava no que a Rede Globo dizia, e até nas eleições de 2006 eu ainda resistia a desfazer aquela imagem demonizada de Lula, criada durante anos pela grande mídia brasileira. Mas, a mentira sempre aparece e a verdade triunfa, hoje apóio o governo Lula e contribuo para que o população se torne mais consciente de que "se conhece a árvore pelos seus frutos", daí é só comparar os frutos que Lula e seu governo deram a população mais pobre durante esses últimos oito anos, com o mesmo que a imprensa elitista fez durante esse período. 



terça-feira, 1 de junho de 2010

SANÇÕES AO IRÃ X INSENÇÕES A ISRAEL: O MUNDO DE OLHO NOS EUA E ONU.



O episódio recente do ataque a flotilha que levava ajuda humanitária internacional à Faixa de Gaza, está gerando muita polêmica e indagações pelo mundo inteiro, como por exemplo: Israel tem o direito de impor bloqueio a Gaza? Bloqueio até humanitário? O que os EUA e a ONU vão fazer nesse caso? Há desproporções nas decisões da ONU? A ONU e o G-8 não estariam mais pra "clube do bolinha"?
São perguntas que estão pairando no ar, ou enganchadas nas gargantas mais ressentidas. Não, estaria na hora dos BRIC´s se reunirem e exigirem uma mudança total na ONU? Porque a ONU se restringe a 5 países permantes, se ela pretende atuar em todos os países? A ONU não deveria ser mais democrática?
 O Brasil condena, em termos veementes, a ação israelense, uma vez que não há justificativa para intervenção militar em comboio pacífico, de caráter estritamente humanitário. O fato é agravado por ter ocorrido, segundo as informações disponíveis, em águas internacionais. O Brasil considera que o incidente deva ser objeto de investigação independente, que esclareça plenamente os fatos à luz do Direito Humanitário e do Direito Internacional como um todo.
Os trágicos resultados da operação militar israelense denotam, uma vez mais, a necessidade de que seja levantado, imediatamente, o bloqueio imposto à Faixa de Gaza, com vistas a garantir a liberdade de locomoção de seus habitantes e o livre acesso de alimentos, remédios e bens de consumo àquela região.
Preocupa especialmente ao Governo brasileiro a notícia de que uma brasileira, Iara Lee, estava numa das embarcações que compunha a flotilha humanitária. O Ministro Celso Amorim, ao solidarizar-se com os familiares das vítimas do ataque, determinou que fossem tomadas providências imediatas para a localização da cidadã brasileira.
A Representante do Brasil junto à ONU foi instruída a apoiar a convocação de reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a operação militar israelense.
O Embaixador de Israel no Brasil está sendo chamado ao Itamaraty para que seja manifestada a indignação do Governo Brasileiro com o incidente e a preocupação com a situação da cidadã brasileira.

Não é mais possível os EUA, a ONU e Israel se partidarizarem sempre prontos a sancionar "inimigos" e isentar seus congêneres, na atual configuração mundial isso está se tornando insustentável. É hora do Brasil, da Índia, do México, da Africa do Sul, da Turquia, da Espanha, de Portugual, da Venezuela, do Canadá, Austrália, enfim de todos os países do mundo terem um assento permanente na ONU!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

AÉCIO FICOU MAIOR QUE SERRA, ROUBANDO-LHE A CENA.


Do Jornal "O Estado de São Paulo"

O prolongamento excessivo da novela do vice de José Serra começa a fazer mal à sua campanha. Estratégia ou indecisão mineira, o suspense em torno de Aécio Neves já passou do limite razoável e faz do ex-governador personagem concorrente na cena política.
Se for estratégia, é hora de concluí-la. Se for conflito – o mais provável - também já produz um desgaste político ao PSDB.
Aécio ficou maior do que o candidato, roubando-lhe a cena; ora admitindo a possibilidade de ser vice, ora negando-a; desvalorizando a função e fazendo do candidato do seu partido um refém de sua decisão.
Um candidato com chances de vitória não pode exibir uma liderança política que luta para não ser vice. Ao contrário, o normal seria haver uma disputa pelo lugar.
A perspectiva de Serra sair da convenção do próximo dia 12 ainda sem vice (o prazo para essa definição vai até 30 de junho), começa a incomodar tucanos e também o DEM – este, já questionando sua exclusão do processo por conta do mensalão de Brasília.
Embora suprapartidário, o esquema de propina do governo Arruda ficou rotulado como o “mensalão do DEM” e no âmbito interno da aliança justificou o exílio dos Democratas.
A alternativa Francisco Dornelles (PP-RJ), desceu ladeira abaixo com a infeliz emenda de redação que patrocinou no texto do projeto da ficha limpa no Senado.
Por mais que explique, Dornelles não se livra mais da acusação de ter agido em favor de seu correligionário Paulo Maluf, na contramão de toda a sua experiência política.
Serra, segundo alguns de seus aliados, já dá sinais de irritação com o comportamento dúbio de Aécio, e recebe pressão para não deixar que o assunto vá além da convenção.
Na leitura de experientes políticos mineiros, Aécio Neves não abandonará a campanha ao Senado. Tem garantidos oito anos de mandato que, na hipótese de derrota de Serra o mantém no palco das decisões políticas.
Na hipótese de vitória de Serra, não perde poder: antes, será um cardeal mineiro no Congresso Nacional.
O único cenário em que perde é se decidir ser vice e a chapa tucana perder as eleições. Fica de mãos abanando.
Considerado esse contexto, os acenos dúbios de Aécio teriam o único propósito de influir no tabuleiro do xadrez mineiro, onde tenta emplacar seu sucessor ou, na pior das hipóteses, manter algum poder regional.


Fonte: O Estado de São Paulo
Foto: Wilton Júnior/AE – 19.04.2010

sábado, 29 de maio de 2010

SERRA DIZ QUE FIM DA CPMF É CULPA DO GOVERNO!

Durante o 26º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Gramado (RS). Os dois presidenciáveis criticaram a extinção da CPMF e prometeram reforçar o setor de saúde.
O tucano José Serra também apontou o discurso para a necessidade de reforçar o caixa da saúde, mas responsabilizou o governo pelo fim da CPMF. “Não foi a oposição que derrubou a CPMF, mas a própria bancada do governo". 
Quanta hipócrisia não é mesmo? Serra, teve a audácia de afirmar que o fim da CPMF foi culpa do governo. O que ele não recorda é que na época da derrubada da CPMF o seu partido PSDB aliado ao DEM e PPS fizeram um inferno para que a emenda do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que propunha a extinção da CPMF fosse aprovada. Obstrução de pauta, ameaças de recorrer a justiça (e com certeza propinas) foram alguns dos seus métodos para não citar outros. A CPMF caiu porque contava com o apóio de todos que movimentam grandes quantias de dinheiro e diferentemente do discurso feito na época pela oposição de que os mais pobres seriam prejudicados. Eu digo: o povão - não está nem aí pra CPMF! (porque não tem o que tirar deles!). 
A elite! essa sim muito bem representada pelos seus partidos PSDB, DEM(PFL) e PPS votaram pela derrubada da CPMF, sem nenhuma compaixão pelos milhões de brasileiros que foram prejudicados nas filas dos pronto-socorros, hospitais públicos e enfermarias.
Só pra se ter uma idéia clara quando o governo apresentou a CSS como medida paliativa para as perdas dos recursos da CPMF para a saúde, a oposição votou fechada contra o novo imposto. Todos os deputados do DEM, PSDB e PPS votaram contra a CSS. Além desses, também votaram contra os parlamentares das seguintes bancadas: PRTB; Psol e PV.
Por sua vez, a bancada do PT votou inteiramente favorável à nova CPMF. Além dos petistas, votaram a favor da CSS as seguintes bancadas: PCdoB; PHS; PMN; PRB; PTC e PTdoB.


Confira como cada deputado votou:
http://congressoemfoco.uol.com.br/Ultimas.aspx?id=22762

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PSDB x SAÚDE: QUEM SÃO OS OPOSITORES DA CPMF?

     Hipocrisia, deboche, mentiras e outros truques psicológicos fazem parte do arsenal demotucano para tentarem a todo custo derrubar o governo atual e voltarem a ditar as regras da política com acontecia no passado. 
O fim da CPMF, do fator previdenciário e o atual aumento de 7,7% aprovado para os aposentados, são batalhas que a oposição faz não em função do povo, e sim por acreditarem que podem desferir golpes e desestabilizar e governo petista. 
Como podem criticar o governo Lula de deixar a saúde estagnada se foram eles mesmos que derrubaram a maior fonte de renda que alimentava a saúde: a CPMF. O cardiologista acreano Adib Jatene, tem sustentado há tempos a necessidade de se aumentar os investimentos públicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Para ele, as cenas de horror e os recorrentes problemas no atendimento dos hospitais estatais não derivam de problemas de gestão, e sim da crônica falta de recursos para a assistência médica gratuita. Considerado o pai da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira), ele lutou pela aprovação do tributo em 1996, quando administrava a pasta da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso.
E quem são os maiores opositores da CPMF? -O próprio Jatene responde a UOL notícias:

UOL Notícias: A elite brasileira é incapaz de estender a mão? Adib Jatene: Esse é o problema. A elite financeira, a elite política, a elite intelectual... vive somente entre a elite. E quem se dispõe a ajudar os mais pobres e ir atrás dos recursos é combatido. O que o ministro José Gomes Temporão [Saúde]está fazendo é uma situação de desespero. Ele vê que pode fazer mais. Vê que tem uma parcela da população que tem tudo, da melhor forma que se faz no mundo. Mas ele não ignora que uma grande parcela da população não possui o mínimo para sobreviver. Ele vai buscar alguma coisa no orçamento e não consegue. Aí ele vem e propõe: "Eu preciso de R$ 10 bilhões a mais". É pouco. Ele precisa de, no mínimo, R$ 50 bilhões a mais. Mas as pessoas que podem oferecer isso sem nenhuma dificuldade, incluem qualquer novo tributo na sua planilha de custos, repassa o valor ao consumidor final e reclama.



quarta-feira, 26 de maio de 2010

A TRANSPARÊNCIA DE KASSAB


Lançado nesta terça-feira pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), o Portal da Transparência fornece informações sobre 147 mil funcionários da administração direta - como os de secretarias - e outros 15 mil da administração indireta - como órgãos públicos e autarquias. 


De que promessa estamos falando? Porque, se for da promessa de transparência, ainda não vi nada cumprido…


“Liberar” informações salariais dos servidores, não é serviço à população, e sim uma invasão de privacidade. Não preciso saber quanto o meu vizinho, professor da rede municipal, ganha por mês… Muito menos um ladrão! O que preciso saber é como os órgãos estão gastando o seu dinheiro… E isso não foi tão aberto assim!


As CPIs ainda não foram pra frente, como deveriam… O caso da merenda ainda está inexplicável… Não houve explicação para a negativa da adoção do sistema Novoseo naquela época… 


Kassab vetou o projeto de lei que previa a disponibilização de dados sobre a execução do orçamento na internet. O PL 156/08 determinava que o Novoseo – sistema informatizado adotado em 2005 – estaria disponível no site da Prefeitura e com acesso irrestrito para que a população acompanhasse “não só o relatório resumido da execução orçamentária, mas também os gastos efetuados por todos os órgãos da administração pública”, segundo o texto da medida.


“As informações são mais detalhadas no sistema Novoseo e, por isso, a sociedade pode monitorar as ações mais de perto. É um serviço que ajuda a sociedade e também o poder público, pois possíveis desvios de recursos podem ser detectados mais facilmente”, diz o empresário Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo. Ele acrescenta que a divulgação de relatórios pela Prefeitura não é suficiente, pois esse formato é de difícil compreensão.


Esse tipo de atitude do prefeito não está cheirando muito bem. Ainda mais depois da divulgação do escândalo da merenda, que a Prefeitura paulistana ainda não se explicou de forma satisfatória sobre o caso. Sem contar outras promessas realizadas na posse que ainda não foram cumpridas, como a criação da Secretaria Especial da Mulher.


Só espero que o prefeito Kassab não decepcione os eleitores, aqueles que depositaram seu voto nele nas urnas. Começar assim, nos primeiros dias da nova gestão, não me parece ser a melhor das maneiras.


O que ele teria para esconder dos eleitores?


http://deolhonascontas.prefeitura.sp.gov.br/index.htm

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A TORPE E FRACASSADA ESTRATÉGIA DEMOTUCANA


Uma das maiores pretensões do bunker demotucano  liderado por Eduardo Graeff que também é o tesoureiro de campanha de Serra,  é separar a imagem de Dilma e Lula. Mas, como pode ser isto, já que Dilma foi ministra e agora é a candidata a sucessão do presidente, e que, como estamos numa democracia o próprio presidente Lula tem todo o direito de expressar sua opinião e apoio a quem quiser nos horários em que não estiver exercendo sua função. E Lula apóia Dilma porque acredita que ela fará um governo melhor do que o seu.
Quanto ao FHC apóia Serra porque acha que ele dará continuidade a política neoliberal do qual eles são doutrinados. 
A torpe e fracassada estratégia demotucana de separar Lula de Dilma se mostrou nula, a medida que a disputa avança é inevitável que a luta se torne polarizada, isso é até natural... e vai chegar o momento que Serra não poderá mais tentar se esconder na popularidade do governo Lula e terá que atacá-lo já que Dilma significará a continuidade do governo Lula.
Será inevitável também a comparação dos 8 anos de governo Lula versus os 8 anos de governo FHC, e impossível não colar FHC e Serra do lado da direita conservadora PSDB/DEM/PPS e Lula e Dilma do lado da base e demais partidos.