quarta-feira, 26 de maio de 2010

A TRANSPARÊNCIA DE KASSAB


Lançado nesta terça-feira pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), o Portal da Transparência fornece informações sobre 147 mil funcionários da administração direta - como os de secretarias - e outros 15 mil da administração indireta - como órgãos públicos e autarquias. 


De que promessa estamos falando? Porque, se for da promessa de transparência, ainda não vi nada cumprido…


“Liberar” informações salariais dos servidores, não é serviço à população, e sim uma invasão de privacidade. Não preciso saber quanto o meu vizinho, professor da rede municipal, ganha por mês… Muito menos um ladrão! O que preciso saber é como os órgãos estão gastando o seu dinheiro… E isso não foi tão aberto assim!


As CPIs ainda não foram pra frente, como deveriam… O caso da merenda ainda está inexplicável… Não houve explicação para a negativa da adoção do sistema Novoseo naquela época… 


Kassab vetou o projeto de lei que previa a disponibilização de dados sobre a execução do orçamento na internet. O PL 156/08 determinava que o Novoseo – sistema informatizado adotado em 2005 – estaria disponível no site da Prefeitura e com acesso irrestrito para que a população acompanhasse “não só o relatório resumido da execução orçamentária, mas também os gastos efetuados por todos os órgãos da administração pública”, segundo o texto da medida.


“As informações são mais detalhadas no sistema Novoseo e, por isso, a sociedade pode monitorar as ações mais de perto. É um serviço que ajuda a sociedade e também o poder público, pois possíveis desvios de recursos podem ser detectados mais facilmente”, diz o empresário Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo. Ele acrescenta que a divulgação de relatórios pela Prefeitura não é suficiente, pois esse formato é de difícil compreensão.


Esse tipo de atitude do prefeito não está cheirando muito bem. Ainda mais depois da divulgação do escândalo da merenda, que a Prefeitura paulistana ainda não se explicou de forma satisfatória sobre o caso. Sem contar outras promessas realizadas na posse que ainda não foram cumpridas, como a criação da Secretaria Especial da Mulher.


Só espero que o prefeito Kassab não decepcione os eleitores, aqueles que depositaram seu voto nele nas urnas. Começar assim, nos primeiros dias da nova gestão, não me parece ser a melhor das maneiras.


O que ele teria para esconder dos eleitores?


http://deolhonascontas.prefeitura.sp.gov.br/index.htm

2 comentários:

  1. Caro Robin,
    Conheci seu blog via google e achei ótimo termos mais um veículo para desmascarar a oposição/mídia golpista.

    Já coloquei o link do Gente Que Desmente lá no meu blog.

    Saudações,
    GUINA publicou um post sobre.. Biografia de José Serra

    ResponderExcluir
  2. pelo titulo fui enganado, achei que iria ver a moçoila kassab numa linad e transparente camisola lilas rrrrrr.

    ResponderExcluir